A realidade de muitos profissionais já é o ‘anywhere office’ (escritório em qualquer lugar). As formas de trabalho mudaram, principalmente durante a pandemia de COVID-19, que fez com que os profissionais precisassem trabalhar de forma remota ou em outro lugar além do escritório comum a fim de evitar o contato físico com outras pessoas.
Esse tipo de mudança no ambiente de trabalho e também nas funções exercidas, colaborou para que o ‘anywhere office’ vire uma tendência ainda mais forte no Brasil – uma flexibilidade ainda maior que o home office.
E se antes você alugava uma casa ou algum ponto comercial para ser seu escritório, sabe o custo que isso traz. Muitos autônomos ou pessoas que possuem poucos funcionários não precisam mais ficar presos a esse modelo de trabalho. Se esse é o seu caso, continue lendo esse texto para descobrir se a sua empresa pode estar pronta para imergir nessa nova realidade profissional, que promete muitos benefícios.
Separamos uma lista com itens essenciais que sua empresa precisa ter para adaptar o seu profissionalismo a esse novo modelo de trabalho. Será que você já está totalmente pronto para o ‘anywhere’ office e não sabia? Confira:
1 – Rápido acesso aos documentos essenciais da empresa
Para não ficar ‘preso’ a um local fixo, é importante que cada colaborador tenha acesso rápido aos documentos necessários na rotina do negócio, com toda segurança e a praticidade de abrir, enviar, editar o seu documento onde quer que você esteja.
Hoje existem muitas ferramentas para isso, desde os antigos pen-drives, até softwares mais modernos como o Google Drive e o Dropbox (que são, inclusive, gratuitos).
Defina regras de uso e acesso com cada colaborador, caso outras pessoas trabalhem com você. Isso pode ser definido por meio de contratos e de outras ferramentas, onde cada um possui sua área de acesso. Medidas como essa garantem a funcionalidade do seu escritório remoto e a segurança dos seus dados.
2 – Reestruturação das regras de trabalho
Para praticamente todos os trabalhos presenciais é possível encontrar uma adaptação online. Mas, para que tudo funcione da forma esperada, é necessário reestruturar as regras de trabalho e a forma como se lida com cada parte e processo da função. Isso inclui desenvolvimento de habilidades e adaptações.
Quando você trabalha em casa ou agenda com os funcionários seus encontros de trabalho, por exemplo, pode garantir os melhores horários, os momentos mais produtivos do dia e conseguir resultados mais satisfatórios.
Para isso, basta analisar e definir como cada tarefa pode funcionar. Se vocês já utilizam momentos de home office, tudo pode fluir muito mais fácil.
3 – Comunicação online
Na modalidade ‘anywhere office’ se passa mais tempo em comunicações online, por isso, é necessária mais cautela ao passar ideias e propostas por meio de textos ou áudio – modelos que, sim, podem gerar desentendimentos.
No momento de escrever um e-mail, por exemplo, tenha cuidado com a linguagem, com a escrita, e pense sempre em como o receptor terá acesso a essa mensagem. As videoconferências e áudios podem funcionar de forma muito efetiva no momento de uma reunião.
4 – Liderança e colaboração
Quando se fala em trabalho remoto, para que as funções sejam exercidas da melhor forma, é preciso contar com pessoas de confiança, uma equipe treinada e atenta, assim como precisa existir uma liderança focada em cuidar do time à distância.
É necessário, nesse caso, fazer parte de um time motivado, interativo e eficaz.
5 – Tempo de qualidade e conexão
É importante que, sempre que possível, a equipe se reúna presencialmente para conversas, e até mesmo compartilharem momentos de descontração, criando vínculos e participando juntos de tempos de qualidade. Isso ajudará muito nos momentos de trabalho remoto e engajará ainda mais o time.
COWORKING
Uma dica essencial para criar esses momentos de encontros presenciais, longe de um escritório convencional, é contar com espaços de Coworking, como o Spark Coworking.
Nesse local você e sua equipe não precisam se preocupar como nada, podem se encontrar em um excelente escritório no Anália Franco com uma localização privilegiada, perto de dos principais shoppings, restaurantes, faculdades e com fácil acesso aos metrôs Tatuapé e Belém na Zona Leste de São Paulo. Com esse espaço você terá:
- Menor Custo;
- Custo Fixo;
- Sem fiador ou depósito fiança;
- Serviço de Atendimento, Recepção e Secretária;
- Endereço Fiscal e Comercial;
- Cadeiras, Mesas e Móveis confortáveis;
- Estrutura Completa.
O que está incluso:
Sem limite de horas, sala de reunião livre, água e café, impressoras e scanners, armário com chaves, endereço comercial e fiscal, internet de alta velocidade, atendimento telefônico, gerenciamento de correspondências, acesso por biometria, serviço de limpeza e muito mais.
É perfeito para você? Então, clique aqui, em contato e tire todas as suas dúvidas.