Todo empreendedor que está começando um negócio precisa de um local para trabalhar e receber seus clientes, certo? E uma das primeiras dúvidas que surgem em relação a isso são os custos necessários para manter um escritório próprio.
É essencial ter um espaço adequado para as atividades, pois isso interfere positivamente na sua produtividade e, também, agrega conforto e credibilidade ao receber seus clientes. Contudo, é importante conferir se isso é viável analisando as despesas da empresa para ter um escritório próprio, tais como aluguel, contas de água, luz, internet, entre outros itens.
Para lhe ajudar, listamos, no post de hoje, os principais custos para manter um escritório. Confira.
Valores de locação de um escritório
A primeira etapa para saber quais são os custos para manter um escritório é pesquisar os valores de locação de acordo com as necessidades do seu negócio. É preciso definir a localização e o tamanho dele, uma vez que esses fatores são extremamente significativos nos valores do aluguel.
Para você ter uma ideia, hoje, uma sala comercial de 60 m² no centro de São Paulo sai por um pouco menos de R$ 2 mil. Em uma estrutura do mesmo tamanho na região da Av. Paulista, o aluguel varia entre R$ 3 e R$ 5 mil reais. Além disso, caso o local escolhido seja um prédio comercial, deve-se incluir ao aluguel o valor do condomínio.
Móveis e equipamentos para manter um escritório
Outra despesa que deve ser considerada no início das atividades é a relacionada aos móveis e equipamentos da empresa.
A mobília precisa ter durabilidade, ser confortável e ter ergonomia, pois isso evita dor nas costas e outras lesões na equipe. Já no caso dos equipamentos, deve-se considerar os valores de computadores, impressoras, telefones, entre outros itens.
Embora esse valor não seja mensal, dependendo da quantidade e da qualidade dos produtos, o investimento nesses itens pode ser bastante alto e precisa ser somado aos outros custos do início do negócio, tais como o seguro-fiança de locação, compra de materiais de escritório e reformas, caso sejam necessárias.
Custos mensais para manter um escritório
Ao fazer os cálculos de quanto custa manter um escritório, muitos empreendedores consideram apenas o aluguel, condomínio e as contas de água, luz, telefone e internet. No entanto, há outras despesas que também são necessárias para as atividades e precisam ser consideras, como, por exemplo, equipe de limpeza, IPTU e materiais de consumo (café, água, itens de limpeza e higiene), etc.
Outro custo bastante relevante é quanto ao estacionamento e à locomoção até o escritório, já que algumas salas não contam com vagas na garagem e os valores mensais desse serviço costumam ser altos. Nesse sentido, vale a pena analisar se um espaço de trabalho próximo de sua residência não é mais vantajoso.
Quando manter um escritório é a melhor opção
A decisão sobre manter um escritório comercial precisa ser analisada criteriosamente, portanto, é fundamental fazer um levantamento de todas as despesas para chegar a um valor aproximado e, dessa forma, avaliar se há condições de arcar com elas nesse momento, afinal, você não deseja começar a empresa com inúmeras dívidas, não é mesmo?
Também é preciso levar em conta que a economia ao abrir mão de um escritório próprio pode significar mais investimento para o crescimento do negócio.
Uma boa solução, nesse caso, é optar por um coworking. Como esse ambiente de trabalho compartilhado é equipado com móveis e toda a infraestrutura necessária, apresenta um melhor custo/benefício aos empreendedores, e, além disso, conta com salas exclusivas, o que é ideal para pequenas equipes que necessitam de maior privacidade nas tarefas.
Os espaços de coworking também são positivos para quem precisa de um endereço comercial e de serviços como o gerenciamento de correspondências e o atendimento telefônico, que garantem maior profissionalismo às atividades.
Agora que você já sabe quais são os principais custos de manter um escritório, analise se essa alternativa é a ideal para sua empresa e para o orçamento disponível. Pesquise os itens indicados acima e veja quanto eles custam na sua região, dessa forma, você terá um valor mais preciso.
Ficou interessado em saber mais sobre um escritório compartilhado? Entre em contato para conhecer o Spark e até a próxima.