Como é a presença da sua empresa no Instagram? Entenda como você pode transformar usuários dessa rede social em clientes.
Atualmente o Instagram é uma das redes sociais mais usadas do mundo, com mais de um bilhão de usuários ativos. Se existem tantas pessoas usando essa rede social, com certeza, existem potenciais clientes para a sua empresa por lá. Mas como está a presença da sua empresa no Instagram? Como transformar esses seguidores em clientes? É o que vamos te contar hoje, neste artigo.
Instagram para empresas
Além dessa grande proporção de pessoas ativas no Instagram, elas passam cada vez mais tempo navegando pela rede social, já que existem inúmeros recursos atrativos, feitos justamente para causar esse efeito e fazer com que as pessoas passem muito tempo rolando o feed, assistindo os stories, assistindo os vídeos ao vivo e conhecendo outras pessoas e empresas. Em média, seis a cada dez pessoas entram no Instagram pelo menos uma vez ao dia. Nesse quesito, ele fica atrás apenas do Facebook. Outros 21% acessam pelo menos uma vez por semana.
Quando o assunto é business, o Instagram possui recursos exclusivos para empresas e profissionais, favorecendo a criação de conteúdos criativos e campanhas que atraem, engajam e vendem muito, se forem bem elaboradas.
O que é um perfil empresarial no Instagram?
Ao abrir sua conta no Instagram, você terá três categorias de perfil para escolher: pessoal, profissional ou criador de conteúdo. Dessa forma, quem deseja promover a sua marca e sair na frente de seus concorrentes pode optar por uma das duas últimas opções.
A conta com a categoria “criador de conteúdos” é destinada a artistas, influenciadores, freelancers ou pessoas públicas. Com esse perfil o usuário pode mostrar ou ocultar informações, ter acesso às métricas exclusivas de alcance, compartilhamentos dos seus conteúdos e vários gráficos que não existem no perfil pessoal.
Já com o perfil profissional, direcionado para prestadores de serviço, empresas de todos e varejistas, é possível ter acesso a métricas ainda mais completas, fazer promoções e anúncios, adicionar botões e muito mais. Por isso, a conta empresarial pode ser a chave para o crescimento da sua empresa na internet, com a possibilidade de alcançar muitas pessoas.
Como ganhar seguidores e clientes no Instagram
No Instagram, um seguidor vale muito e é alguém que pode engajar com o seu conteúdo, ajudando o seu perfil a crescer mais. Contudo, todo seguidor é um potencial cliente, por isso, é preciso encantá-lo e fazer com que ele se lembre da sua marca e recomende o seu negócio. Por isso:
Busque inspirações e produza bons conteúdos
O Instagram funciona com um algoritmo, e a lei é: quanto mais conteúdo produzido e mais recursos usados por uma conta, mais o Instagram irá mostrá-la para outras pessoas e aumentar o alcance. Por isso, você precisa se inteirar dos assuntos atuais na sua conta empresarial, buscar inspirações e criar conteúdos com constância e qualidade.
Postagens que geram emoções positivas, que despertam curiosidade sobre o seu negócio, que fazem com que as pessoas se identifiquem e que contem uma história são ideais. Esse tipo de conteúdo agrega valor ao seguidor, faz com que ele perceba a relevância da sua empresa, atrai pessoas e faz com que elas compartilhem o seu conteúdo.
Use as hashtags certas
Faça uma pesquisa sobre as tags mais importantes e que possuem relação direta com a sua área e o seu conteúdo. Uma dica é o site Display Purposes, onde você pode inserir a palavra-chave do seu negócio e receber uma relação das hashtags mais populares. Lembre-se de inserir as tags em cada post, colocando apenas as principais para não causar uma poluição visual.
Use os stories com frequência
Os stories fazem com que os seus seguidores acompanhem momentos da sua empresa em tempo real. Use-os para mostrar o seu backstage, o dia a dia da sua empresa e até mesmo para conversar com os seguidores e interagir.
Faça anúncios
Você também pode criar conteúdos virais e pagar para promovê-los, ou criar anúncios sobre alguma promoção da sua empresa, fazendo com que o seu perfil tenha um alcance muito maior. É importante lembrar que o Instagram não valoriza muito o tráfego orgânico. Nem todos os seus seguidores receberão suas postagens logo de cara. Por isso, especialmente no início da sua conta, o tráfego pago pode ser uma ótima estratégia.
Humanize sua marca
Nem sempre conteúdos que vendem são conteúdos que falam apenas sobre os serviços que você presta. Conteúdos que vendem também são conteúdos que fazem com que as pessoas se identifiquem com a sua empresa e queiram saber mais sobre o seu produto. Por isso, humanize sua marca, não poste apenas produtos e serviços.
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