Sem dúvidas, 2020 foi um ano complicado em todos os setores, porém, temos expectativas de que 2021 será um ano de recuperação. Esse é o momento ideal para fazer o planejamento da sua empresa para 2021.
O planejamento é imprescindível para qualquer negócio bem sucedido, portanto, se você quer conquistar novas metas com sua empresa, não pode pular essa parte. Siga as dicas:
Diagnosticando a situação atual da sua empresa
Esse é o primeiro passo. Você deve analisar a situação do seu negócio, fazendo um diagnóstico. Para fazer essa análise, você deve pensar na sua estratégia, no seu financeiro, no seu ambiente, no seu marketing, na sua produção e nos recursos humanos.
Estratégia empresarial
Nesse ponto, pense sobre as estratégias da empresa e responda às seguintes questões:
Você está onde planejou estar nesse momento? Quais metas você atingiu neste ano e quais não foram realizadas? Por que não foram realizadas? Qual estratégia você está usando para atingir os objetivos empresariais? Ela é válida ou precisa ser repaginada?
Situação financeira da empresa
Como está a situação financeira da empresa? Como está o capital de giro? Fale sobre seus custos, os lucros e como está controlando essa parte.
Posição da empresa no mercado
Em qual ambiente empresarial o seu negócio está? Sua empresa está bem posicionada no mercado? Quais são as tendências da sua área no próximo ano? Quem é o seu consumidor e como ele está nesse atual cenário? Quais são os seus concorrentes e suas vantagens sobre eles?
Marketing da empresa
O marketing é o que faz com que sua empresa se comunique e alcance o consumidor final, criando uma ligação com ele e deixando sua marca. Você está investindo nessa parte? O que precisa melhorar?
Produção
Como está sua produção empresarial? Atingiu os objetivos para esse ano? Quais foram os obstáculos? O que pode ser feito para melhorar?
Recursos Humanos
Como anda o RH de sua empresa? Você tem um time treinado para contratações? Como esse time se sente em relação à empresa? O que precisa melhorar?
Definindo as metas empresariais para 2021
Há uma frase que diz: “Para quem não sabe onde quer chegar, qualquer lugar serve.” Sua empresa precisa saber exatamente onde quer chegar e ter um roteiro para alcançar esse lugar. Para isso, defina as metas para o próximo ano em todas as áreas do seu negócio.
Monte a estratégia que seguirá em 2021, faça seu plano A, B e C, para não ser pego de surpresa independente do cenário.
- Na parte financeira: Defina quanto você deseja faturar no próximo ano. Existem dívidas? Veja como pode pagá-las. Qual deve ser sua porcentagem de lucro? Também defina quais serão os investimentos na empresa e monte uma reserva de emergência para o seu negócio.
- Marketing: Qual será o caminho que você deve percorrer para alcançar novos clientes? Como você passará sua mensagem para quem ainda não foi alcançado por sua empresa? Como o seu branding será trabalhado e quais serão as formas de divulgação da sua marca?
- Produção: Como será sua produção? O que será modificado? O que é necessário para melhorar?
- Recursos Humanos: Como você investirá no seu time de RH? Haverão cursos, palestras e treinamentos de quanto em quanto tempo? O que você planeja para essa área para o próximo ano?
Responda a essas questões e todas as outras que surgirem em sua mente, coloque detalhes em cada planejamento e prazos para cumprir todas as metas.
Definição das rotinas e meios para alcançar os objetivos
Esse é outro passo essencial. Definir qual caminho você seguirá para alcançar as metas colocadas. Por exemplo: Em sua meta de criar uma reserva de emergência para a empresa, defina um dia fixo do mês para analisar toda a parte financeira e reter o necessário para essa reserva.
Em sua meta de melhorar o marketing da empresa, defina como fará isso, se for por meio de uma agência, por exemplo, defina os dias de reuniões mensais para levantar as pautas e acompanhar tudo.
Acompanhamento
Não é apenas colocar as metas no papel e esperar que elas aconteçam de forma mágica. Para alcançar os objetivos empresariais é necessário acompanhar sempre o que está dando certo, o que precisa melhorar, o que está sendo executado como planejado, o que está muito lento e afins.
Faça um acompanhamento da sua empresa com periodicidade, dessa forma você garante que nada sairá do controle e que você pode reverter qualquer situação ruim. Além disso, garante o sucesso de suas metas e a conclusão de todos os objetos da empresa.