As dúvidas sobre coworking existem, principalmente, pelo desconhecimento sobre como funciona esse tipo de espaço. Que trabalhar em um escritório compartilhado é uma excelente escolha para quem quer aumentar o networking, reduzir os custos administrativos do seu negócio e fazer parcerias, nós já falamos aqui no blog, lembra?
Todas essas vantagens acabam gerando incertezas sobre o dia a dia e a divisão de responsabilidades dentro desse espaço, já que essa é uma forma relativamente nova de trabalho.
Por isso, no artigo de hoje, nós reunimos as 5 principais dúvidas sobre coworking para você poder fazer a escolha certa para seu negócio. Vamos lá?
Principais dúvidas sobre coworking
#1 Como funciona o serviço de recepção?
Essa é uma das dúvidas sobre coworking mais presentes entre os empreendedores que buscam analisar as melhores escolhas para o seu negócio. E não podia ser diferente, já que muitas empresas trabalham com o atendimento ao cliente, seja pessoalmente ou por telefone.
Em um coworking, existem diversos negócios distintos entre si, e apenas uma recepção. Então, como ela funciona? O funcionário da recepção é contratado pela gestão do espaço, e ele atende às necessidades de todas as empresas presentes no escritório e que contrataram esse serviço.
Sendo assim, quando algum cliente ou parceiro chega para uma reunião, esse funcionário faz a recepção conforte orientação. A mesma coisa acontece com o telefone, e as ligações são transferidas de acordo com a empresa a ser contatada.
#2 É possível escolher a estação de trabalho?
É claro que, em um ambiente de coworking, existem diversas estações de trabalho: de mesas compartilhadas a espaços reservados e salas privativas. A definição vai depender do plano contratado.
Essa também era uma das suas dúvidas sobre coworking? Pois saiba que, desde o começo, é possível definir essa questão de acordo com as necessidades do seu negócio. Por isso, ao entrar em contato com o escritório compartilhado, questione sobre as opções e como funciona a definição dos locais de trabalho.
#3 Como é firmada a parceria entre empresas e coworking?
Não existe uma unanimidade nessa questão, e cada espaço acaba adotando uma forma de parceria com as empresas que se instalam no escritório. Mas essa é uma das dúvidas sobre coworking mais pertinentes, e que merecem um cuidado especial na hora de escolher aonde a sua empresa vai se instalar.
Já pensou chegar um dia para trabalhar e encontrar os espaços da sua empresa ocupados por outras pessoas? Ou, então, pior, não ter onde receber seus clientes, porque a capacidade do espaço foi desrespeitada?
Por isso, o ideal é optar por um escritório de coworking que ofereça um contrato de aluguel de espaço, destacando o plano e as estações de trabalho reservadas para a sua empresa a partir daquela data.
#4 Existem contas extras além da mensalidade pelo uso do espaço?
Um escritório demanda diversos gastos, como aluguel do espaço, luz, água, internet, telefone, funcionários, como recepção e limpeza, etc., e um dos objetivos do coworking é, exatamente, reduzir os custos operacionais do negócio.
Mas é comum surgirem dúvidas sobre o coworking a respeito das contas a serem pagas para usufruir de toda a estrutura do escritório. De novo, tudo vai depender do plano contratado, mas, geralmente, na mensalidade estão inclusos todos os serviços oferecidos pelo escritório.
#5 As salas de reunião têm livre acesso?
Muitos coworkings oferecem salas de reunião para receber clientes, fazer reuniões ou pequenos eventos, mas o uso desses espaços varia em cada escritório.
Alguns reservam um número máximo de horas para cada empresa, outras alugam essas salas por demanda. Se a sua empresa costuma fazer reuniões periodicamente, vale a pena questionar todas as suas dúvidas sobre coworking e o uso de salas de reunião para fazer a melhor escolha para o seu negócio.
E então, você ainda ficou com dúvidas sobre coworking? Não tem certeza se essa é a solução ideal para a sua empresa? Conte pra gente pelos comentários e até a próxima.